
Foto: Instagram @itaparica_tour. Tércia Vasconcelos frente as premiações da empresa.
Atuando há 40 anos no mercado de viagens e turismo, a Itaparica Tour Operadora, ratifica a competência da sua equipe na atuação desse mercado. Localizada na Av. Tancredo Neves, edifício CEO, Torre Nova Iorque, sala 2903. Caminho das Árvores – Salvador-BA. A empresa trabalha com emissivo e receptivo no âmbito nacional e internacional.
O Sotero Notícias conversou com a CEO da empresa, Tércia Vasconcelos, acompanhe a nossa entrevista.
Sotero: Como é ter uma atuação de 40 anos de credibilidade no mercado?
Tércia Vasconcelos: Muito importante a credibilidade, ter crédito não somente com os fornecedores, mas principalmente com os clientes, temos clientes de 35 anos de parceria, a exemplo da empresa “ Ati Viajes” que fica em Buenos Aires, na Argentina.
Temos muitos clientes que vieram recomendados por outros, clientes que foram incentivados por saberem que nós trabalhamos com um cliente de referência, há também ex-funcionários que viraram clientes, e fornecedores que nos recomendam.
A credibilidade se ganha com o trabalho honesto e a boa prestação dos serviços com clareza.
Sotero: Qual a missão da Itaparica Tour?
Tércia Vasconcelos: Nossa missão é: “Estamos prontos para Servir.”
Esta simples frase, quer dizer: Estou aqui para lhe ajudar a vender para seu cliente, lhe orientar o melhor produto ou destino para seu cliente e caso tenha dúvida ou problemas, volte a me contactar que estarei aqui para lhe ajudar a qualquer horário ou dia da semana.
Sotero: Vocês atuam de que forma?
Tércia Vasconcelos: Nossa empresa é B2B. Só atendemos aos clientes com Agentes de Viagens. E os agentes de viagens atendem aos clientes viajantes.
Nós damos suporte aos agentes de viagens do Brasil e aos operadores do Exterior do Brasil.
A Itaparica Tour Operator, vende turismo para qualquer lugar do mundo de forma online e com consultoria.
Sotero: Explica para os nossos leitores o que é Emissivo e Receptivo?
Tércia Vasconcelos: Emissivo, setor do turismo que vende para Brasileiros de onde a pessoa vive para outro local do Brasil ou do exterior.
Receptivo, setor do turismo que recebe pessoas, ou seja a empresa do exterior compra uma viagem para vir para o Brasil ou para qualquer parte do mundo.
Simplificando:
Emissivo: Viagem de Brasileiro
Receptivo: Viagem de estrangeiro

Foto arquivo pessoal: Tércia Vasconcelos (CEO) e Cláudio Maia (CEO) recebendo premiação.
Sotero: Por que comprar com uma agência de viagem é importante ?
Tércia Vasconcelos: O melhor da agência de viagem é a consultoria e o suporte antes, durante e após a viagem.Muitas pessoas pensam que vão pagar mais barato comprando sozinhos, mas se enganam, pois além de assumir riscos de comprar hotéis sem recomendação ou localização indesejada, quando algo sai errado não têm onde reclamar.O agente de viagens, ou seja o nosso cliente, tem conhecimento e experiência, e mesmo se houver alguma intercorrência durante a viagem os problemas são solucionados de imediato.Nossa empresa realiza sonhos.
Sotero: Planejando a viagem, evitaremos possíveis problemas. Quais tipos de problemas podemos evitar?
Tércia Vasconcelos: O agente de viagens, trabalha para que a viagem do seu cliente seja 100 % perfeita. Ele(a) estuda o perfil do seu cliente e sugere opções de viagens dentro do seu bolso e sonho, busca com critérios as melhores opções de vôos, hospedagem e serviços em qualquer destino. Uma viagem bem planejada sai muito mais barata e satisfatória.Os problemas são inúmeros, mas o mais comum é o cliente comprar um hotel fora do circuito turístico e demorar mais para chegar ao ponto turístico em deslocamento do que aproveitando o destino.Outro problema muito relevante é a qualidade do hotel, o agente de viagens normalmente recomenda hotéis onde já tiveram boas experiências e claro o preço tem que sempre estar competitivo.
Sotero: Quais os destinos mais procurados no hoje em dia no Brasil e no mundo na Itaparica Tour?
Tércia Vasconcelos: Os brasileiros compram muito resorts para famílias. Na faixa etária acima do 40 anos a Europa é o principal destino, já para as famílias que querem ir ao exterior Orlando e Miami são os queridinhos. Buenos Aires, é a primeira escolha ao exterior pelos adultos.
Sotero: Você acha que o turismo é mais do que somente viajar, e que cada vez mais as pessoas procuram viver experiências?
Tércia Vasconcelos: Sim, com certeza. Viver uma experiência é muito mais do que só turistar.
Ir a um tour gastronômico e você mesma preparar a refeição, assistir a espetáculos onde o espectador também é um protagonista, voar de balão, dormir em cavernas; enfim são inúmeras as opções em diversos destinos.
Sotero: O setor de turismo e viagens mudou muito pós-pandemia?
Tércia Vasconcelos: Sim, as pessoas perceberam que a vida é efêmera e que devemos aproveitar melhor a vida e nosso tempo junto com a família e amigos.
“Amo meu trabalho, faço com amor, mesmo aos domingos e à noite qualquer dia da semana. Não me encaixo fazendo outra atividade.”
Tércia Vasconcelos

Foto: Arquivo Pessoal Tércia Vasconcelos
Sotero: Agora eu queria dicas de viagens da Tércia turista. Quais os seus destino preferidos?
Tércia Vasconcelos: Não tenho um destino preferido, amo viajar e qualquer nova experiência está valendo. Sou aventureira e desbravadora responsável respeitando a individualidade e a cultura de cada pessoa.
Sotero: O que não pode faltar na mala de um viajante?
Tércia Vasconcelos: Disposição e bom humor, sua viagem pode ficar muito melhor.
Sotero: Qual o ponto turístico ou destino que mais te impressionou?
Tércia Vasconcelos: Difícil responder. Nós vamos amadurecendo e sendo mais e exigentes.
Mas, minha memória ilumina, quando lembro que vi pela primeira vez o castelo da Disney, a tour Eiffel iluminada, os castelos do Vale do Loire e as pirâmides do Egito ainda no avião.
Tantas maravilhas e tantas experiências maravilhosas, cada uma no seu momento.
Sotero: Para finalizar, conte para os nossos leitores uma experiência de viagem inesquecível.
Tércia Vasconcelos: Amei quando fui a Medellín e fomos a um tour despretensioso a uma fazenda de flores, chegando lá, assistimos a uma palestra sobre como eles vendiam as flores antigamente, caminhei por 7 km com 23 kg nas costas para participar de uma feira de flores. Ao final, cada turista plantou uma árvore. Me recordo com carinho desse momento.